Viagem

Águas virgens e praias dos sonhos no arquipélago do Bazaruto em Moçambique

Pescadores fazem sua vida normal em Bazaruto

Não vou me cansar de repetir várias vezes - quem quer me ouvir - que Moçambique é uma pérola para descobrir. Os portugueses, na época colonial, procuravam nas águas desta parte do Oceano Índico outros tipos de pérolas, algumas que podiam ser trocadas por grandes somas em moedas, especiarias, armas ou escravos. Eles encontraram muitos grandes em torno de uma das mais belas paisagens naturais marinhas de toda a costa africana: o Arquipélago de Bazaruto.

Minha viagem de dois meses pela África do Sul foi tão mal preparada e planejada que eu nem sabia da existência de Bazaruto antes de entrar em Moçambique. Estar em Maputo, meu bom amigo Manu, da Espanha, me enviou uma mensagem dizendo que eu não podia perder esse lugar porque fiquei chocado ao vê-lo em um documentário dos dois.

A minha ideia inicial era passar algumas semanas, no máximo, em Moçambique - no final, acabei o meu visto de 30 dias -, então decidi pegar um ônibus para o norte e visitar o famoso arquipélago.

Os barcos com os quais fizemos a excursão. Saindo da costa de Vilanculos

Ele Arquipélago de Bazaruto É um grupo de seis ilhas (Bazaruto, Benguerra, Magaruque, Banque, Santa Carolina e Shell), localizado na província de Inhambane.

Se você estiver na capital, Maputo, A melhor maneira de chegar de transporte público é pegar um dos ônibus da Intercape que o levam a uma encruzilhada perto da pequena vila de pescadores de Vilanculos.

Peguei o ônibus por volta das 5 da manhã e cheguei ao cruzamento bem depois do meio dia. Eu estava viajando com meus novos amigos holandeses Agnes e Marij e nós três subimos no banco de trás de uma van que, apesar de estar cheia de gente, continuava levando novos passageiros a cada 200 metros em sua estrada sinuosa para Vilanculos.

Foi no albergue onde ficamos em Vilanculos -Baobab Beach- onde contratamos o excursão a Bazaruto.

As praias desertas da ilha de Bazaruto